Sindicato dos Arrumadores realiza visita técnica ao Projeto Guaíba 2

25 de Setembro de 2014 « voltar

O Sindicato dos Arrumadores de Rio Grande e São José do Norte (SINDATACAP) realizou na quarta-feira dia 24/09, uma Visita Técnica ao projeto de expansão da fábrica de Celulose em Guíaba (RS), o qual é denominado Projeto Guaíba 2. A Diretoria do Sindicato participou ativamente no convencimento à empresa para que esta carga fosse escoada pelo Cais Comercial e não pelo terminal próprio que seria construído em São José do Norte.  Isto irá trazer mais trabalho para o Sindicato e mais renda para os trabalhadores, pois o volume e a constância de chatas e navios será muito maior. Isto se deve principalmente porque a capacidade de produção da fábrica será mais que triplicada.

 

Os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) puderam conhecer de perto o maior investimento privado já feito na história do Estado do Rio Grande do Sul, o qual é de R$ 5 bilhões de reais e está dividido em três grandes áreas: florestal, industrial e infra-estrutura. Primeiramente foram apresentados alguns vídeos institucionais da empresa, do projeto de expansão Guaíba 2 e uma palestra detalhando todo o projeto de logística planejado. Com destaque principal para a operação no Porto de Rio Grande a qual será realizada pela Sagres Agenciamentos Marítimos.

 

Logo depois foi realizado um tour de ônibus para que todos tivessem uma ideia do tamanho e da totalidade das obras de infra-estrutura que estão sendo feitas no local por mais de 8.000 trabalhadores. A previsão de término da obra é maio de 2015, sendo que no momento o projeto encontra-se com 70% da obra pronta.

 

Estavam presentes na referida visita representando a Diretoria do Sindicato o Diretor Financeiro José Caldeirão, o Diretor de Esportes Marcos Antônio Gonçalves, o fiscal Paulo Rogério Crizel, além de 29 trabalhadores portuários avulsos (TPAs), sendo eles:  Marcelo de Oliveira, Sérgio da Silva, Dagoberto Cunha, Leonardo Pioli, Eduardo de Souza, Marco Antônio de Souza, Leandro de Deus, Edson  Nélson da Silva, Jorge Luis Furtado, Paulo Ademir dos Santos, Pedro Saraiva, Luiz Carlos Amaral, Rudnei Xavier, Vainer Machado, Everaldo da Silva, Edson Ricardo de Bom, Mario Cesar Duarte, Monroe Alberto Gomes, Eldiomar Borba e Carlos Ronaldo Garcia. 

                    

            Foi uma viagem muito importante, pois os TPAs puderam ouvir e constatar que o projeto é realidade e que apartir de maio do ano que vem o mesmo entrará em operação no Porto de Rio Grande. Sendo que exigirá por parte dos trabalhadores um compromisso muito sério para que sejam atentidas todas as oportunidades de trabalho que serão geradas. Bem como participação nos treinamentos que serão disponibilizados (Operador de Guindaste e Operador de Clamps). A oportunidade está gerada e o futuro dos trabalhadores do Sindicato estará garantido se fizermos nossa parte.

WD House